O Vale do Loire, conhecido na França como Vallée de la Loire ou Val de Loire,é a região dos castelos franceses, formada principalmente por 4 cidades: Tours, Blois, Orléans e Angers. As duas mais conhecidas, Blois e Tours, estão a cerca de 200 km de Paris (175 para Blois e 220 para Tours), fazendo deste um passeio de 2 ou 3 dias muito procurado por aqueles que tem uma estadia um pouco mais prolongada na capital francesa.

O acesso à região dos castelos é mais aconselhável de carro, já que existem muitos castelos e dependendo do roteiro que se monta é necessário rodar 20, 30, 50 km ou até mais para ir de um castelo a outro. O ideal é montar um planejamento sobre quais castelos se quer visitar, escolher a região onde passará as noites para só então montar o roteiro final, combinando horários, paradas para refeições e chegada no hotel. Por se tratar de uma região muito visitada, existem diversas opções de hotel nos centros das cidades, possibilitando até reservais hotéis diferentes para passar apenas uma noite em cada, para assim aproveitar melhor o tempo.

Hospedagem na região dos castelos

Como as principais cidades, e também maiores, são Blois e Tours, estão são duas boas opções para se iniciar a pesquisa. É possível encontrar facilmente pernoites na faixa de € 40 a € 60 por casal. Algumas dessas acomodações podem, inclusive, incluir café da manhã, mas onde não existe essa opção, tem sempre uma máquina de bebidas quentes disponível. Existem também diversos hotéis de grandes redes hoteleiras como Ibis, Holiday Inn, Best Western, Mercure, entre outras.

Os Castelos (Chateaux)

A região do Vale do Loire tem dezenas e dezenas de castelos ou chateaux (lê-se chatôs), mas entre estes, são listados 11 como sendo os principais, por terem grande significado histórico, pertencerem a realeza, batalhas e demais. Além destes, outros 21 aparecem como de alto valor histórico, arquitetônico ou como museu.

Entre os princpais, gostariamos de destacar alguns:

Amboise

Localizado às margens do rio Loire, este castelo tem uma vista belíssima em suas dependências. Sua localização permiti uma visão quase 360 de seu entorno, além de uma belíssima vista do rio Loire ao entardecer.
Um outro aspecto interessante deste castelo é que na mesma rua dele, um pouco mais adiante, está localizada uma casa onde viveu Leonardo daVinci, o Château du Clos Lucé.
http://www.chateau-amboise.com

Chenonceau

O Chenonceau surpreende por ter sido construído exatamente em cima de um trecho do rio Loire e tem sua história fortemente marcada por duas rainhas francesas: Catarina de Médici e Diane de Poitiers.

Villandry

Conhecido por ter um dos jardins mais lindos entre os châteaux, o castelo de Villandry é uma ótima opção de visita, por permitir a entrada somente à área dos jardins, sem ter que pagar pela acesso ao castelo em si.
http://www.chateauvillandry.fr

Chambord

O mais icônico dos castelos te surpreende logo em sua chegada: uma grande muralha, que cerca toda a sua volta, deixando um único ponto de acesso, que permite uma vista frontal do castelo. Arquitetado e construído em partes por Leonardo daVinci, este castelo tem uma escada central dupla, que faz com que duas pessoas possam subir e descer dos andares do castelo sem nunca se encontrarem.
https://www.chambord.org